quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estudo comprova que exposição exagerada à TV isola as crianças

Conversas entre crianças e seus pais diminuem consideravelmente quando uma televisão está ligada por perto, mesmo que os espectadores não prestem lá muita atenção ao que é exibido.
A conclusão – que não é nenhuma novidade, aliás – é de um estudo de duas instituições dos Estados Unidos, a Universidade de Washington (EUA) e o Instituto de Pesquisas Infantil de Seattle.

Os pesquisadores equiparam 300 crianças entre dois e quatro anos de idade com um gravador, a fim de registrar tudo que elas diziam e ouviam durante um dia inteiro, uma vez por mês, ao longo de dois anos. Depois, um programa analisou as gravações. Para cada hora de televisão ligada, os pesquisadores descobriram que as crianças, em média, ouviram 770 menos palavras de um adulto – uma diminuição significativa em relação ao período em que a tevê permanecia desligada.

“Algumas dessas reduções provavelmente se devem ao fato de que a criança é deixada sozinha diante da televisão”, diz o doutor Dimitri Christakis, coordenador do estudo. “Mas fica claro também que os adultos, apesar de presentes, são distraídos pela tela e não interagem com a criança de forma perceptível”.

No entender dos especialistas, a exposição exagerada à televisão nessa idade pode ser associada a retardos de linguagem e deficiências cognitivas, dado o caráter passivo da atividade.

Fonte: site irmãos.com

Um comentário:

José Duarte disse...

Muito boa essa postagem,eu mesmo tenho dois filhos um garoto de 4 e uma menina de 2 anos, e vejo que eles adiquirem muitas informações nocivas, e se tornam rebeldes por aprenderem com os personagens criados nos filmes e desenhos infantis, e muitas vezes essas vem em forma de mensagem subliminar TOMEMOS MUITO CUIDADO COMO QUE ELES ASSISTEM, E TAMBÉM NÓS ! NÃO DEIXEMOS QUE ELA A "TV" ROUBE O TEMPO DESTINADO AO ENSINO E APREDIZADO DA PALAVRA DE DEUS.