segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gripe Suina - Crianças precisarão de duas doses de vacina para gripe suína, dizem EUA

Mesmo não sendo um assunto bíblico, acredito que devo passar algumas informações importantes sobre a gripe H1N1.

Testes clínicos realizados nos Estados Unidos divulgados nesta segunda-feira mostraram que será necessário aplicar duas doses da vacina contra a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- a cada criança menor de 9 anos para que ela tenha o mesmo efeito da usada com a gripe comum. Por outro lado, crianças e adolescentes de 10 anos a 17 anos só precisam de uma dose. Os testes foram feitos com a vacina do laboratório Sanofi-Pasteur.

Os EUA já encomendaram mais de 200 milhões de doses de vacina contra gripe suína de cinco fabricantes: GlaxoSmithKline, Sanofi, a australiana CSL, MedImmune e Novartis. Em todo o mundo, cerca de 25 empresas estão produzindo vacina contra gripe suína.

"Dados preliminares procedentes de nossos testes clínicos indicam que uma única dose de 15 microgramas de vacina é bem tolerada e produz respostas imunológicas por parte da maioria dos jovens, o que geralmente significa proteção", afirmou o médico Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

"Entre os jovens saudáveis de 10 a 17 anos, 76% apresentaram uma resposta imunológica forte" oito a dez dias depois de terem recebido apenas uma dose da vacina fabricada pelo grupo francês Sanofi Pasteur, indicou Fauci.

De acordo com Fauci, a recomendação deverá ser a de que as doses de vacina contra gripe suína sejam aplicadas, nas crianças com menos de 9 anos, com 21 dias de diferença. Todas poderão ser vacinadas, no mesmo dia, contra a gripe comum.

Os testes clínicos de vacinação das pessoas de 6 meses a 18 anos começaram nos Estados Unidos em meados de agosto passado.

Crianças são um grupo de risco do vírus, ao lado das grávidas, das pessoas em contato com recém-nascidos, do pessoal médico e dos adultos com menos de 65 anos com problemas de saúde crônicos. Nos EUA, 46 crianças morreram em decorrência da gripe suína, de acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Com France Presse e Reuters

Nenhum comentário: