sábado, 10 de outubro de 2009

UP ALTAS AVENTURAS - – Nunca desista dos seus sonhos







UP – Nunca desista dos seus sonhos

Acabei de assistir UP no cinema com meus filhos e posso garantir que ele é um belo programa para a criançada neste dia das crianças. Procure aproveitar este dia para dar atenção aos seus filhos .


Você vai dar boas gargalhadas, mas não é só isso – este desenho traz belas lições de amizade, determinação e amor ao próximo.


O único problema é que ele não foi bem explicado no inicio e pode acontecer da criançada não entender quem é quem - o velhinho chamado Carl é o gordinho que aparece no começo do desenho e ele casa com a menina que ele encontra querendo explorar o mundo. Mas como a cena do casamento se dá rapidamente, a criançada talvez não entenda.

O interessante é que o desenho traz a realidade da vida como ela é, de forma simples destacando os sonhos que temos de criança, os momentos de felicidade que podemos ter no casamento mesmo enfrentando alguns problemas e como a vida é curta.

A nossa vida é como um conto ligeiro, Carl percebe isso quando sua esposa falece. Ele se entrega vivendo fechado na casa que ele construiu com sua esposa. Até que o capitalismo chega aos arredores de sua aconchegante casa e empresários querem comprá-la para construir seus empreendimentos. Ele não quer vender de jeito nenhum.

Um momento que demonstra que Carl virou uma pessoa que ainda leva a dor da morte de sua esposa sem limites é quando o trator atropela a caixa de correio que tinha a marca da palma da mão de sua mulher. O rapaz da construtora chega a pegar para consertar, mas ele disputa a caixa com ele acertando-o na cabeça com sua bengala. Ele vai a julgamento e o juiz decide que ele precisa ir para o azilo. Ele não quer ir, mas não tem jeito.

É nesta hora a sua vida da uma reviravolta! Ele se lembra da promessa que fez a sua esposa quando a conheceu. Mas antes, um gorducho (que não é o Ronaldo do Corinthians) entra na sua vida – um menino escoteiro procurando ajudar o velhinho para ganhar uma medalha que falta para ser o grande explorador.

A aproximação do gorducho e do velhinho ensina várias lições de amizade e amor aos animais a ponto de proteger uma ave desengonçada do terrível aventureiro.

Em dado momento o desenho mostra a importância de a criança ter um pai presente, como um pai é importante para a vida da criança (o gordinho conta a ele como o seu pai é omisso em horas importantes de sua vida). Isso é um problema dos dias de hoje e nas igrejas são problemas presentes a cada dia com a acumulação de cargos que os pais assumem e não dão tempo para os filhos.


Depois que a casa é levada pelos milhares de balões em busca de um lugar que tem uma cachoeira – não vou contar detalhes, a aventura se torna bem divertida. Vilões, cachorros raivosos, uma ave desengonçada e até um cachorro que fala entra na vida da dupla dinâmica.


Este é um desenho que nos leva a pensar que podemos dar uma reviravolta em nossa vida mesmo quando pensamos que ela está sem solução.

UP é um desenho que vale a pena assistir com a criançada.

Nenhum comentário: