sábado, 27 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Shaman King – Um herói que é possuído por espíritos

Este é um vídeo de Shaman-king mas em português de Portugal. Ele mostra o que é um Shaman e fica claro que o garoto Shaman busca como o seu espírito o Deus da morte.

Segundo Vídeo - Ele mostra a incorporação do espírito - 8:50 seg.





Este desenho japonês ou como os fãs preferem chamá-lo – anime (desenho(s) animado(s)) é qualquer animação produzida no Japão), não é muito conhecido pelos pais, mas muitas crianças conhecem bem a história do garoto que é tomado por espíritos.

Este desenho é um dos que precisamos estar atentos por mostrar claramente que o contato com os espíritos dos mortos e a incorporação pode trazer algum beneficio quando alguém se sente em perigo.


A religião oriental vem sendo tema de diversos desenhos japoneses, suas práticas e devoções estão vivas nos atos de alguns heróis.

O que as nossas crianças precisam é da verdadeira fantasia que ainda existe em muitos desenhos onde a mensagem não se mistura com religião.

Nos dias de hoje temos Alvin os Esquilos, UP e outros que são maravilhosos para nossas crianças.
Também temos canais como Discorery Kids, Disney Channel e outros que são ótimos para as crianças, mas infelizmente são canais da tv paga.

É claro que sempre temos que estar atentos a qualquer canal por não ter nenhum compromisso com a nossa fé, eu também creio que a criança não deva apenas assistir desenhos evangélicos, mas desenhos criativos, que não envolvam religião em suas práticas e que leve uma mensagem moral e ética.

Shaman King não é apenas um desenho comum, mas é um daqueles que insere na vida da criança a prática da necromancia e incorporação de espíritos.

Como muitos pais não têm tempo para assistir o que seus filhos estão assistindo, que deveriam ter, vou colocar um resumo sem muitos detalhes.

Antes que qualquer fã de desenhos japoneses venha me questionar sobre o conteúdo que está ultrapassado ou que muitas coisas já aconteceram no desenho, quero avisar que eu não tenho nenhum tipo de compromisso de estar informando capítulo por capítulo, mas o conteúdo que não muda pelo herói ser criado desta forma. Ele é um feiticeiro que invoca espíritos e que é tomado por eles.

Eu tenho o compromisso de dar um resumo das práticas religiosas que vejo em alguns desenhos, sejam japoneses ou não. Quero trazer a tona estas práticas e alertar aos leitores à luz da palavra de Deus.

Eu quero deixar mais uma vez bem claro - não devemos demonizar todos os desenhos, mas não existem desculpas quando as provas são contundentes. Como seria bom se tivéssemos desenhos como o Procurando Nemo, Nick e Mack, Alvin os esquilos, UP e outros....

Por isso é que vou nesta matéria analisar Shaman King.


SHAMAN KING - ENTRE O REAL E O ESPIRITUAL

Como muitos desenhos japoneses, este também veio dos mangas (Gibis Japoneses), criado pelo Hiroyuki Takei em 1998.

Takei quase sempre tem o objetivo de trazer os ensinos religiosos orientais as crianças, ele também fez anteriormente o desenho Butsu Zone (Zona de Buda).

A tradução de Shaman-King é rei dos Feiticeiros.

SHAMAN - Podemos escrever também como Xamã, o seu significado é feiticeiro, curandeiro, médium, ele se torna um intermediário entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos.


KING - Quer dizer Rei.

Então a tradução fica sendo: Rei dos Feiticeiros ou Rei dos Curandeiros.


Shamans

Os Shamans entram no que chamamos de "estados alterados da consciência e viagens da alma", possuem técnicas de meditação, muitos usam drogas psicodélicas ou usam ritual com tambores para entrar em transe.

Estes estados alterados transcendem as atitudes normais de um ser humano. É claro que no desenho não existe o uso de drogas, mas a definição acima está se referindo a vários feiticeiros que usam as drogas para se ter uma viagem transcendental.


O que vemos no desenho é a incorporação dos espíritos no herói – o menino que está em destaque - em conseqüência, o personagem perde o controle de seu próprio corpo, sendo guiado pelo espírito e até mudando a sua tonalidade de voz e em alguns momentos a voz duplicada.







A HISTÓRIA DO DESENHO- RESUMO DO PRIMEIRO CAPíTULO.

Manta Oyasuda precisa se apressar, pois está atrasado para a escola, ele corta caminho para pegar o trem, mas ele precisa passar pelo cemitério, o único atalho.

Quando o jovem está atravessando o cemitério ele se depara com uma cena estranha: um garoto abraçado com 2 fantasmas ou espíritos.

Manta passa rápido, chega a escola e conta aos seus amigos o que viu, mas eles não acreditam. Logo, ele se encontra com o mesmo menino do cemitério na escola e descobre o nome do garoto, Yoh Asakura.

Depois de algum tempo os dois se tornam amigos, Yoh conta a Manta que ele precisa de um Espírito para se fortalecer e participar de Batalhas com outros Xamãs.

Yoh participa de uma sociedade secreta que organiza batalhas de Xamãs, o prêmio para o campeão é a "Recompensa Máxima".

Um dos espíritos que Yoh pode contar é o espírito de um Samurai morto chamado Amidamarus, este espírito tem uma convivência intima com YOH, a ponto de ajudá-lo nas horas difíceis.

XAMÃS É QUE NÃO FALTAM

Além de ter as batalhas no mundo espiritual, Yoh também encontra uma garota chamada "Anna Kyoyama", que quer ser sua amiga, mas ele não quer a sua companhia.

Ela também é uma Xamã, ela invoca os espíritos familiares, como se vê, o mundo de Shaman King é o mundo dos espíritos.

Manta - O Aprendiz

Com a convivência com estas práticas espirituais, Manta se torna aprendiz do mundo dos espíritos, ele aprende a "DESENVOLVER" a sua mediunidade.

A invocação dos espíritos para obter a vitória nas batalhas e em sua vida pessoal é vista em diversos desenhos japoneses.

Agora o que devemos saber é que o próprio desenho já nos dá a resposta de que uma criança pode se influenciar nestas praticas, pois um dos personagens só começa a invocar espíritos porque foi influenciado.

Pode acontecer isto com o meu filho ou uma criança?


Sim. A criança pode ser influenciada por diversas situações, uma delas é o desenho, a fantasia.

Nós mesmos usamos fantoches, desenhos bíblicos ou outras estratégias que envolvem a fantasia para contar histórias bíblicas as nossas crianças. Mas então, estamos errados em fazer isso?

Não, quando elas recebem estes ensinamentos, as crianças estão na igreja, o lugar apropriado a receber tais ensinamentos.

O problema é que muitos que são fás e gostam de Shaman-King não assumem que o desenho traz tais práticas e que isto pode influenciar uma criança.

A RELIGIÃO ORIENTAL INSERIDA NESTE DESENHO


O que vemos de primeiro momento neste desenho que estamos analisando é o contato com espíritos de pessoas que já morreram.

Na maioria das vezes a comunicação com os mortos ou uma relação com os espíritos nos leva a pensar no espiritismo ou nos cultos afros, é claro que está é a religião que prolifera esta doutrina com mais destaque, mas através do sincretismo de algumas religiões este ensinamento pode ser encontrado nas religiões orientais, que por "coincidência" é de onde vem os desenhos.


Seicho-No-Ie - CULTO AOS ESPÍRITOS DOS ANTEPASSADOS: A Seicho-No-Ie tem os seus ensinamentos baseados no Budismo, e dizem que em texto das antiguidades da Bíblia .

Embora os seus propagadores afirmam que a Seicho-No-Ie não é uma religião, mas apenas uma Filosofia, isto não é uma verdade, pois ela possui igrejas, ritos, preces, preceitos e ela pode ser caracterizada uma religião.

Alguém pode questionar que eles também lêem a bíblia, usar a Bíblia muitas religiões usam, o que fica claro é que usam conforme a sua conveniência.

Os ensinamentos baseados na Bíblia não são compatíveis aos ensinamentos da Seicho-No-Ie.
Um destes ensinamentos é o culto aos antepassados, esta comunicação entre o homem e o que já se foi, mesmo que ela não seja como a mediunidade, é abominável aos olhos do Senhor.

O fundador da Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi, diz ter recebido suas doutrinas de um Querubim (um anjo).

Os ensinos da Seicho-No-Ie são vários: A Morte de Cristo não tem validade nenhuma, A não existência do pecado, o homem é o próprio Deus, Panteísmo e o que tem um significado para nós nesta analise bíblica sobre este desenho é o "Culto aos Antepassados".

Nós vamos analisar somente o ultimo, o culto aos antepassados. Eles ensinam que muitas doenças estão ligadas aos antepassados,:

"As doenças dos ossos, sobretudo as da coluna, têm como causa o problema de relacionamento com os antepassados. De efetuar aos antepassados com sincera dedicação. É fundamental que os cultos aos antepassados seja feito com sentimento de gratidão.” (Fonte de Luz, Associação dos Moços da Seicho-No-Ie no Brasil, Ano 29, 1993, n° 278, p. 37)."

"Cultuemos também os filhos ou netos que morreram precocemente, oferecendo-lhes diariamente a leitura da Sutra Sagrada, Chuva de Néctar da Verdade ou Palavra do Anjo. Se possível devemos determinar um horário fixo para, diante dos espiritos dos antepassados ( em frente a um oratório) evocá-los” (Fonte de Luz, Associação dos Moços da Seicho-No-Ie no Brasil, Ano 29, 1993, n° 286, p. 9)."

Veja mais uma recomendação da Seicho-No-Ie:"Quando a família for constituída por um casal e filhos, deve-se evocar os antepassados de quatro famílias: primeiramente, evocam-se os antepassados das familias do pai e da mãedo marido: Ó almas dos antepassados da família; Ó almas dos antepassados da família. A seguir evocam-se os antepassados das famílias do Pai e da mãe da esposa. Depois, deve-se pronunciar, um por um, o nome dos parentes falecidos há menos de 50 anos. Deve-se, então, chamando pelo nome essas pessoas falecidas, dizer: Ó almas de fulano de tal” ( Fonte de Luz, Associação dos Moços da Seicho-No-Ie do Brasil, Ano 29, 1993, P. 10).

IGREJA DA UNIFICAÇÃO - MOONISMO: Seu fundador é Sun Myung Moon, esta seita é mais conhecida pelo nome de seu fundador- "reverendo Moon".

Ele é nasceu no sul da Coréia, em Jung-ju. Com o passar dos tempos veio a fundar a Associação do Espírito Santo para Unificação do Cristianismo Mundial, expandiu os seus ensinos pela Coréia e pelo mundo.

Esta é mais uma religião Oriental que também tem uma relação com os espíritos dos mortos.

A maioria das doutrinas desta seita é ligada a mediunidade de Moon. Desde criança Moon tem manifestações mediúnicas, ele mesmo afirma que fala diretamente com o mundo dos espíritos dos ancestrais chegando a declarar que já falou com Moises, Abraão e outros.

A teologia da Unificação afirma que a multiplicação de espíritos afeta o nosso mundo, e influencia o destino humano. "Além do espírito de Deus, o Pai, o de Jesus, existe uma multidão de benevolentes espíritos dos ancestrais, de anjos que fazem contatos com a Terra e procuram dirigir as vidas dos homens.(Teologia da Unificação, p. 241)".

Esta é uma prática visível do personagem principal de Shaman-king.

Com a ajuda dos espíritos dos que já morreram, ele consegue resolver os seus problemas e manter relacionamentos com os espíritos.

Uma das afirmações doutrinárias da Igreja da Unificação é que os espíritos desencarnados acorrem a Terra para cooperar com a realização do propósito de Deus."Em um momento de grande importância no trabalho providencial de Deus, os espíritos desencarnados acorrem a Terra para cooperar com a realização do propósito divino.Ao fazerem isso, têm possibilidade de concretizar rápidos progressos em seu próprio desenvolvimento (Teologia da Unificação, p.322)."
CONFUCIONISMO: Dentro das religiões orientais temos o Confucionismo, que é baseada nas filosofias de vida do Filósofo Chinês Confúcio. O princípio básico do Confucionismo é a busca do Caminho (Tao), que garante o equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu. Mas também possui a prática de adoração aos ancestrais e até possui templos para a realização de sacrifícios aos mortos.

Eles acreditam que as pessoas importantes que já podem ajudar iluminar o caminho dos imperadores ou governantes da época e também do povo. Segundo o Confucionismo, estes espíritos podem levar prosperidade a família e por isso a família deve suprir as necessidades dos espíritos . Se por acaso a família não suprir as suas necessidades, estes espíritos viram fantasmas que trazem maldições.

Uma das grandes festividades que comemoram é o Festival dos Espíritos Famintos ou Fantasmas Famintos, quando os alimentos são colocados para satisfazer os espíritos.


TAIOISMO: O culto aos ancestrais também faz parte do Taioísmo. A maioria dos deuses que fazem parte dos seus panteões, foram pessoas que tiveram um poder durante a sua vida, por isso, eles devem ser adorados em rituais específicos.

Orações são levadas a estas supostas divindades. Por muitas das vezes o sacerdote se encontra em transe para se dirigir a estes deuses em favor do povo.

De uma forma ou de outra, as religiões orientais estão presentes neste desenho, mas como estamos no Brasil, não podemos deixar de falar desta prática no espiritismo.

Invocação de espíritos e o espiritismo

Esta é mais uma informação sobre a prática de invocação de espíritos, eu quero mostrar que mesmo o espiritismo tendo esta prática, Allan Kardec nos surpreende dizendo que é possível que os médiuns sejam enganados.

A prática religiosa do espiritismo e como o garoto descobre sua mediunidade é bem parecida. A busca pelo contato com os espíritos vem para resolver um problema.
No desenho o garoto descobre a mediunidade com outro garoto e através deste convívio ele começa a " desenvolver".

Assim muitas pessoas que estão com problemas de insônia, perturbações, visões, recebem a orientação de um espírita que é necessário se desenvolver!

Outro motivo de busca aos espíritos é a saudade de pessoas que já faleceram.

O autor deste desenho teve o objetivo de passar esta prática para os pequeninos pelo motivo de que ela também esta presente nas religiões orientais.

Mas será que podemos confiar no espírito evocado em uma sessão espírita?

Até mesmo o espiritismo não admite que o espírito que uma pessoa incorpora possa ser o espírito evocado.

Um dos problemas do espiritismo é identificar o espírito que fala através do Médium, isto não sou eu que falo, mas o próprio Allan Kardec:

"A identidade constitui uma das grandes dificuldades do espiritismo prático. É impossível, com freqüência, esclarecê-la, especialmente quando são espíritos superiores antigos em relação à nossa época.Entre aqueles que se manifestam muitos não têm nome conhecido para nós, e, a fim de fixar nossa atenção, podem assumir o nome de um espírito conhecido que pertence à mesma categoria.Assim, se um espírito se comunica como o Nome de São Pedro,por exemplo, não há mais nada que prove que seja exatamente o apóstolo desse nome. Pode ser um espírito do mesmo nível por ele enviado.Grifo Nosso(O que é espiritismo, p.318, Allan Kardec-Obras Completas, 2° edição, Opus Editora Ltda).

Acredito que depois desta afirmação, você que acha que o espírito que está sendo evocado seja daquele ente querido que se foi, vai pensar duas vezes antes de estar em uma sessão espírita.

Se ainda não está satisfeito com a declaração acima, veja outras afirmações abaixo:

Kardec pergunta e os espíritos respondem: "Os espíritos protetores que tomam nomes conhecidos são sempre e realmente os portadores de tais nomes? Resposta dos Espíritos: "Não. São espíritos que lhes parecem simpáticos e que muitas vezes vêm por ordem destes.(O livro dos espíritos, p.150, Allan Kardec, Obras Completas, 2° edição, Opus Editora Ltda.)

O próprio Allan Kardec reconhece a dificuldade: "A questão da identidade dos espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do espiritismo; é que, com efeito, os espíritos não nos trazem nenhum documento de identificação e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles assumemnomes de empréstimos." (O livro dos médiuns, p.461, Allan Kardec-Obras Completas, 2° edição, Opus Editora Ltda).Grifo nosso.

Allan Kardec declara que é duvidoso crer na honestidade dos médiuns, o que aumenta ainda mais o problema para aqueles que admitem que ele existe. "Os médiuns de mais altos merecimentos não estão isentos das mistificações dos espíritos mentirosos. Em primeiro lugar, porque nenhum médium é suficiente perfeito para não apresentar ponto vulnerável que pode dar acesso aos maus espíritos.(O que é o espiritismo, p.316, Allan Kardec-Obras Completas, 2° edição, Opus Editora Ltda)"


Depois destas informações e dados sobre as religiões que praticam o contato com os espíritos da mesma forma que o herói do desenho pratica – é impossível ver o desenho sem segundas intenções.








DEUS APROVA A COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS?


A bíblia não apóia o contato com o espírito de pessoas que já faleceram por não ser possível tal prática.

Deuteronômio 18v. 9-12 - "Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro. Nem encantador, nem quem consultem a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti".

Já no versículo acima percebemos que a consulta aos mortos não é aprovada por Deus.

A mediunidade é abominável aos olhos do Senhor Deus. Será que Deus mudou a sua posição ao longo dos tempos?

Não. Deus continua o mesmo!

Tiago 1v. 17 - "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação".

No entanto, no último Livro da Bíblia, Apocalipse, demonstra claramente que Deus abomina a pratica da feitiçaria dizendo que os feiticeiros – ou seja – os Shamans – a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre.

Apocalipse 21v. 8 " Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idolatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."

A Bíblia relata vários versículos contra a feitiçaria- Lev. 19v.31; Lev 20v.6-27; Dt 18 v. 10-12; Is 8 v. 19-20.

SERÁ QUE É POSSIVEL A COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS?



Algumas pessoas podem dizer; se Deus proíbe é porque existe! Mas, é pelo contrario que Deus proíbe. A proibição veio para que o povo não possa ser enganado pelos Feiticeiros ou Shamans, porque o falecido não pode mais ter contato com o mundo em que vivemos.

Jesus conta uma parábola que é chamada a parábola do rico e Lázaro, estes dois homens morreram. Lázaro foi levado ao seio de Abraão e o rico levado ao Hades.

O rico faz um pedido a Abraão.

Lucas 16 v. 27-31 "(E disse ele): Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai". Pois tenho cinco irmãos, para que lhes de testemunho; a fim de que não venham também para este lugar de tormento."

O rico pede que avisem seus irmãos que o caminho em que ele seguiu, foi o caminho de perdição. Certamente ele não queria que seus irmãos fossem para o mesmo lugar que ele.

Mas veja a resposta.

Vers. 29 - "Disse-lhe Abraão: Tem Moises (quer dizer a lei), e os profetas; ouçam-nos.
Vers. 30 "E disse ele: Não, pai, Abraão, MAS SE ALGUM DENTRE OS MORTOS FOSSE TER COM ELES, ARREPENDER-SE-IAM."

Fica claro que ele queria que alguém que tivesse morrido fosse até eles porque eles acreditariam e iriam se arrepender. Mas a resposta de Abraão foi esta:

VERS. 31- e aos profetas, também pouco acreditarão, AINDA QUE ALGUM DOS MORTOS RESSUCITE." "Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés (a lei),

Acredito que você entendeu o perigo deste desenho, ele coloca sutilmente uma prática que leva o seu filho longe dos caminhos do Senhor.
Com estas leves doses de necromancia, a criança pode descobrir outras religiões que podem levá-la ao inferno.

O último tópico vai mostrar quem está por de trás de tudo isto.

QUEM SÃO OS ESPIRITOS QUE FALAM ATRAVEZ DOS MÉDIUNS OU SHAMANS?

Se o espírito daquele que morreram não voltam mais para se comunicar com os vivos, só nos resta dizer que estes espíritos são enganadores, espíritos malignos que incorporam tais shamans e médiuns para supostamente se comunicar com os vivos.

A Bíblia nos relata que ele o diabo é o pai da mentira (João 8v.44), e engana a todos.

Apocalipse 12v.9 "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e Satanás, que engana a todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."

I PEDRO 5V.8 "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário,anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar."


COMO DEVO ENSINAR O MEU FILHO?

A melhor forma de você ensinar o seu filho é levar em primeiro lugar a importância da Bíblia como palavra de Deus. Se ele entender que a bíblia é a palavra de Deus e ela serve para ensinar, corrigir, redargüir e levar o homem a cada dia para que o seu caminho seja perfeito, ele saberá que ela tem conselhos para sua vida.

Se ele saber ler, leve-o a ler alguns versículos que mostram a importância da palavra de Deus. Se ele não souber ler, tente em sua linguagem explicar a importância da bíblia citando

II Timóteo 3v. 16-17 - "Toda Escritura é divinamente inspirada, proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente para toda a boa obra."

Como vimos, a palavra "Escrituras", se refere a sagradas letras, que é a Bíblia, quando Paulo escreveu a Timóteo, no versículo 15 ele diz "E que desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te, sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus".

Esta referência é fundamental para termos a certeza de que as sagradas Letras dão aos nossos filhos um caminho que os conduzirá para um caminho de salvação.

Devemos levar em conta que Timóteo desde a meninice foi levado ao conhecimento da palavra de Deus, ele se tornou alguém que se envolveu com a missão de levar Jesus para as outras pessoas.

Se você ler as cartas que Paulo escreveu para Timóteo, você vai perceber que ele foi ensinado pela sua avó e pela sua mãe.

II Timóteo 1v. 5 "trazendo á memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti".

A participação dos pais na indicação do caminho em que a criança deve andar é essencial.

CONCLUSÃO

Temos a responsabilidade de ensinar os nossos filhos no caminho em que ele deve andar, pois são heranças de Deus e um dia você terá que dar conta diante de Deus sobre o que foi colocado em suas mãos, pois somos apenas mordomos das coisas que nos foram confiadas, até mesmo os nossos filhos.

Vai alguns conselhos de como você pode agir.

A opção que você tem é:

1-Converse com ele sobre este desenho.

2- Mostre que este desenho não vai agradar ao Senhor, pois tem praticas que Deus não quer para a nossa vida.

3- Veja o horário do desenho e troque este desenho por outra programação.

4- Converse e nunca faça uma proibição sem explicar o porquê, é claro que existem situações que devem ser proibidas pela falta de compreensão, como uma programação que ele não está preparado para entender, mas este não é o caso.

5- Leve o coração do seu filho a palavra de Deus, pois somente assim você vai dar a chance do Espírito Santo trabalhar em sua vida. Pegue os versículos bíblicos sobre o assunto e mostre a ele, se possível deixe-o ler.

6- Oração nunca é demais, ore por ele, pois os ataques do diabo contra as nossas crianças estão cada vez mais fortes, mas temos a grande arma em nossas mãos que podemos vencer o mal.

A) O nome de Jesus



B) A Palavra de Deus



C) Jejum



D) Oração.


Se Deus é por nós, quem será contra nós.



7 – Não demonize todas as fantasias, games e desenhos pois a criança necessita de brincar, assistir bons desenhos, jogar vídeo game e ter uma vida de criança – não faça do seu filho um mini adulto.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

HELLBOYS - E que tudo mais vá para o inferno!



A inversão de valores corre solta em algumas fantasias!

Demônios, bruxos, capetas e aquilo que até a pouco tempo fazia parte do conhecido “mundo do mal” chega nas telinhas e telonas como super herói.

O diabo já está aparecendo como amigo da garotada, o justiceiro, o exemplo de salvação da humanidade e até aquele cara que veio pagar os seus pecados nesta terra ajudando a boa velhinha a atravessar a rua.

Recebi um e-mail a pouco tempo de um adolescente dizendo que o diabo não te tão ruim como a bíblia diz, ele apenas estava lutando pelo seu lugar e Deus deveria perdoá-lo.

Não vai demorar muito o pessoal vai achar que ele está trabalhando no exercito da salvação!

O problema é que alguns adolescentes são influenciados por idéias das quais são contrárias ao cristianismo e depois trocam os valores reais e o sentido espiritual devido a uma fantasia.

Já nos deparamos com um feiticeiro que é um "amor de pessoa", outro que é possuído por espíritos, outro que invoca demônios para seus duelos e por ai vai.

Hellboy é mais um herói diabólico que tem um coração de “ouro’, que poderia ganhar o premio Nobel da paz de concorresse com Madre Teresa de Calcutá. É incrível como o diabo começou a fazer sua escola e abrir matricula para a molecada aprender os princípios inversos bíblicos.

Eu não sou aquela pessoa que acha que a criança deveria apenas assistir desenhos bíblicos, eu sei que ela necessita de assistir outros desenhos, jogar um bom game e ler os gibis de diversos super heróis. Mas não dá para indicar um herói encapetado e ele servir de exemplo de justiça.

Graças a Deus que alguns ainda investem na verdadeira fantasia como Alvin os esquilos, UP, Procurando Nemo, são eles que me dão esperança que a verdadeira fantasia não acabou, mas precisamos apenas ter um cuidado com algumas delas.


QUEM É O AUTOR DESTA OBRA ENDEMONIADA?

O cara chama Mike Mignola, nasceu em 16 de setembro de 1960 em Berkley, na Califórnia. Ele estudou na Califórnia – “College of Arts and Crafts”, onde aprendeu a trabalhar com nanquim e tintas.

Seu trabalho sempre se destacou pelo uso das sombras, ele mesmo brincava que colocava sombras em tudo que sabia desenhar direito.

Ele conseguiu uma série de trabalhos na Marvel : fez “Amazing High Adventure” e “Tropa Alfa e na DC” , trabalhou nas mini-séries “O Mundo de Kripton e Phantom Stranger”.

MiKe alcançaria a fama após seu trabalho em 88 na mini-série “Odisséia Cósmica”, da DC. Escrita por Jim Starlin, esta série deu a Mike a chance de trabalhar com os grandes personagens da editora e acabou dando um empurrão em sua carreira.

Na seqüência produziu para a DC uma das primeiras histórias do que seria a linha Elseworlds no Brasil chamado de Túnel do Tempo, Gotham by Gaslight, aqui chamada de Gotham City 1889.

Em 92, quando a editora Topps, tradicional produtora de cards, resolveu entrar no mercado de quadrinhos com a adaptação do filme Drácula, Mike foi o escolhido para transferir para o papel todo o seu clima gótico.

Segundo muitos, a adaptação em quadrinhos teria se mostrado superior ao filme. A criação de Hellboy para ele foi um grande sucesso, além de gostar de criar infinidades de seres monstruosos.

No Brasil, já foram lançados várias revistas. (http://www.comicshell.ubbi.com.br/index.html)

A HISTÓRIA DE HELLBOY

Para conhecer a verdadeira história de Hellboy é necessário fazer uma pequena pesquisa em seus quadrinhos e também pela história do mundo de Mike. Ela não é revelada nos filmes.

Na busca do poder, uma mulher inglesa fez um pacto com Lúcifer séculos atrás e neste pacto ela recebeu em troca tudo o que seu coração desejou.

Quando estava para morrer, ela renunciou o pacto. Fez com que seus filhos que tinham se tornado uma freira e um Padre e jurassem que o seu corpo iria ser mantido em um caixão fechado com correntes para a sua proteção do diabo.

Quando ela morreu, os seus filhos fizeram como havia sido pedido, mas na noite de sua morte o demônio apareceu e a ressuscitou.

Ele explicou que quando lhe concedeu o poder que desejava, criou um embrião parte humano e parte demônio dentro dela e após isto ela foi levada ao inferno, onde deu a luz.

Hellboy na verdade se chama Anung un Rama, o seu aspecto é diabólico, corpo sarado pelas suas malhações,. Ele veio a tona pela descoberta do professor Trevor Bruttenholm ("Trevor Broom" no filme), quer dizer, aquilo que sobrou da capela depois de uma batalha e invocado do inferno por Rasputin e o exercito da Alemanha Nazista.

O professor criou o pequeno demonio como se fosse seu filho, ensinando a importancia do ser humano e de como combater a força do mal – contraditorio não!

Depois que o capeta cresceu, ele começou a fazer parte do B.P.R.D. (Bureau for Paranormal Research and Defense) junto com outros seres totalmente estranhos e bizarros como Abe Sapien, Liz Sherman e Lobster Johnson combatendo o mal e salvando a humanidade.

De vampiros a lobisomens, Hellboy enfrenta todos para que a “justiça” seja feita. O grande problema para ele é que o inimigo mais terríve l – o espirito de Rasputin – assombra Hellboy com revelações sobre o seu verdadeiro destino .

Esta é a história de origem de Hellboy. O interessante é que a sua essência ainda continua má.

Os seus chifres devem ser aparados para que a essência do diabo não venha aflorar o seu lado mal.

Poderes e Habilidades - Hellboy possui força e resistência sobre humana, além de uma misteriosa manopla de pedra no lugar da mão direita.

A primeira aparição no Brasil de Hellboy foi com o quadrinho, Sementes da Destruição que relata o seguinte: Depois de ficar dez meses desaparecidos o Professor Trevor Bruttenholm volta da expedição Cavendish. Enquanto tenta explicar para Hellboy o que aconteceu na expedição ele é assassinado por um homem-sapo.

Hellboy e sua equipe resolvem então ir até Cavendish Hall para investigar o caso do que realmente aconteceu durante a expedição, lá Hellboy encontra uma misteriosa pessoal ligada ao seu passado.No primeiro número também vemos com foi a chegada do Hellboy a Terra.

Depois veio os seguintes quadrinhos que eram algumas mini séries:

*Hellboy - Sementes da Destruição (Mythos Editora, 1998)

*Hellboy - O Despertar do Demônio (Mythos Editora, 1998)


*Hellboy & Ghost (Mythos Editora, 1999)
Savage Dragon & Hellboy 1 e 2 (Pandora, 2001)




*Hellboy - O Gigante Infernal e Os Lobos de Santo Augusto (Mythos Editora, 2001)

*Hellboy, Batman e Starman (Mythos Editora, 2001)

*Hellboy: A mão direita da perdição (Mythos Editora, 2004)

*Hellboy - O Verme Vencedor (Mythos Editora, 2005)

*Hellboy - Contos Bizarros Vol. 1 (Mythos Editora, 2006) GOON: O Casca-Grossa (Mythos Editora, 2006) – Participação Especial

*Hellboy - Contos Bizarros Vol. 2 (Mythos Editora, 2006)

*Hellboy - Paragens Exóticas (Mythos Editora, 2007)

*Hellboy - A feiticeira de Troll e Outras Histórias (Mythos Editora, 2008)

*Hellboy Edição Histórica vol. 1 - Sementes da Destruição (Mythos Editora, 2008)

*Hellboy - O Clamor das Trevas (Mythos Editora, 2008)


*Hellboy Edição Histórica vol. 2 – O Despertar do Demônio (Mythos Editora, 2008)

MAS QUAL É O PROBLEMA?


O grande problema é levar o capeta como um super herói! Tenho que advertir os pais cristãos para este tipo de super herói.

Demônios, diabo, satanás ou a raça infernal em geral são inimigos de Deus, nunca vieram para ser bonzinhos, para fazer justiça ou qualquer tipo de bondade.

Temos várias referencias bíblicas que nos dão razão para não aceitar esta criatura desta forma que é levada mesmo na fantasia. Se ele fosse um personagem que fizesse o mal, roubava, matava e destruía o desenho ou filme não teria problema algum. Ele estaria fazendo do que é de costume fazer.

Temos que tomar um cuidado especial porque a fantasia também serve para levar mensagens aos nossos filhos, algumas mensagens trazem excelentes lições éticas e morais, mas outras não .

Não sou a favor de que a criança só deva assistir desenhos ou filmes cristãos, mas temos que conhecer o que eles assistem.

O cuidado que temos que ter é não ter os valores bíblicos invertidos mesmo que seja em qualquer tipo de fantasia. Alguns jovens até se vestem de Hellboy em algumas festividades especiais.

Estarei colocando algumas razões para que possamos analisar a questão : Porque o diabo não pode ser um super herói.



ANALISANDO Biblicamente


Satanás originou o pecado e vive pecando desde o principio. Pois o único que pode trazer a justiça é Jesus Cristo e não o demônio



I João 3v.7- 8 - "Filhinhos, ninguém vos engane.Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.(Jesus) Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."

Ele é o pai da mentira - João 8 v.44
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."

Apocalipse 12v.9 - "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."


O propósito de Satanás e cegar o entendimento de todos - II Coríntios 4v.4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.



Temos razões suficientes para rejeitar este heói do capeta!

Muitos não crêem que este tipo de super herói não possa ser prejudicial as crianças por ser apenas uma fantasia.Será?

Não posso ser sábios aos meus próprios olhos, eu não posso chamar o bem de mal, posso chamar o amargo de doce ou doce amargo, não posso dizer que o diabo é bom porque as suas características me apontam para o mal. (Isaias 5 v.20-21).


Existem pessoas que negam a existência de demônios, não acreditam na possibilidade da existência do inferno e nem anjos caídos. Eles acham que isto reflete uma visão ultrapassada do sobrenatural. ( foto ao lado outro personagem que é 1/² humano e demônio - Inuyasha).

Alguns acham que são mitos, outros acreditam que para o evangelho poderia ser mais bem aceito se retirássemos estas verdades bíblicas.

Até mesmo alguns teólogos cultuados pela teologia liberal como Rudolf Butmann negava a existência demoníaca, mas também negava a existência de anjos!

Outros já dizem que a influência demoníaca é a poderosa força maligna de organizações e estruturas da sociedade natural.

Isto nos revela que a falta de capacidade espiritual está relacionada a maneira de lidar com o espiritual de modo que haja um controle do Espírito Santo de Deus. A verdade está na palavra de Deus.

O mundo de hoje nos dá provas concretas e a certeza de que demônios atuam na sociedade da maneira que a bíblia nos relata, e a sua intenção desde o inicio da humanidade é a mesma – acabar com a criação de Deus.

Não existe razão para não acreditar que o diabo não existe, a influência maligna está ativa no sistema mundial, o ser humano tem sido assolado pelo diabo para achar que tudo é um sistema pragmático.

Vemos todos os adjetivos que a Bíblia nos mostra de Satanás no mundo real, o diabo está vivo como nunca!

A melhor maneira de focalizar a intenção de satanás é ver como as crianças estão sendo atacadas. Por quê?

Porque as crianças são fáceis de incutir conceitos que supostamente são corretos, mas são falsos.

O seu conhecimento está sendo construído e ajustado pelo que recebem seja de que modo for.

Devemos ensinar a criança no caminho em que ela deve andar para que mais tarde ela possa escolher através do seu livre arbítrio, através do julgamento do que lhe foi ensinado.

Se a criança constrói a sua casa na areia, qualquer vendaval pode derrubá-la, mas se a sua sustentação e a estrutura está na rocha – a tempestade com granizos (inversão de valores) pode vir que a sua casa espiritual vai ficar em pé.

Pergunto:

Porque existem tantos super heróis que são demônios?

Porque existem desenhos que envolvem o mundo espiritual de tal forma que a reencarnação, a necromância e a invocar demônios é vivida pelos personagens com a maior naturalidade?

Vou a cada mês estar analisando um entretenimento infantil e você vai ver que muitos desenhos japoneses trazem a sua religião para o mundo da fantasia do seu personagem.

Porque o demônio está sendo levado ao patamar de amigo da garotada e da humanidade?

Eu sempre deixo bem claro: NÃO SÃOTODOS OS DESENHOS, JOGOS E GAMES QUE SÃO DEMONICAOS. MUITOS SÃO ÓTIMOS E DEVEM SER APROVEITADOS PELAS CRIANÇAS.
UMA PREPARAÇÃO PARA ACEITAR O DIABO, O FEITICEIRO COM FACILIDADE

Chego a conclusão que se estes desenhos forem assistidos todos os dias (Harry Potter, Hellboy, Inuyasha, Shaman-king - foto ao lado , etc...) pelas crianças, elas vão aceita-los com facilidade sem ao menos questionar se o diabo ou o feiticeiro veio para estar do lado do mal ou do bem.

É por estas causas que eu vejo e creio que Jesus está as portas.

Atacar a criança e levar conceitos que podem apagar os conceitos reais e bíblicos do seu coração.

Hoje a marca na testa é algo comum, graças ao Harry Potter, os demônios já não dão mais medo nas crianças porque eles estão acostumados a vê-los fazendo a justiça e livrando o ser humano do mal em seus desenhos. Ele virou amigo da sociedade e ainda luta pela justiça.

Isto é a preparação psicológica para a inversão de valores. Quem sabe esta inversão de valores será uma arma para a preparação da grande tribulação.

Chego a conclusão que se estes desenhos forem assistidos todos os dias (Harry Potter, Hellboy, Inuyasha, Shaman-king, etc...) pelas crianças, elas vão aceita-los com facilidade sem ao menos questionar se o diabo ou o feiticeiro veio para estar do lado do mal ou do bem.

É por estas causas que eu vejo e creio que Jesus está as portas.

Atacar a criança e levar conceitos que podem apagar os conceitos reais e bíblicos do seu coração.

Hoje a marca na testa é algo comum, graças ao Harry Potter (Ap 13), os demônios já não dão mais medo nas crianças porque eles estão acostumados a vê-los fazendo a justiça e livrando o ser humano do mal em seus desenhos. Ele virou amigo da sociedade e ainda luta pela justiça.

Isto é a preparação psicológica para a inversão de valores. Quem sabe esta inversão de valores será uma arma para a preparação da grande tribulação.

Mas não se desespere!
A igreja vai a cada dia abençoar as nossas crianças e adolescentes. Ela tem a maior arma espiritual do mundo, aquela que apaga os dardos do inimigo e retira qualquer duvida sobre qualquer assunto espiritual – a Bíblia.

II CORINTIOS 10 V.3-4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.

O problema é que as igrejas empresas não querem investir nas crianças, mas existem pastores que estão interessados nelas e não esquecem que o ensino da palavra de Deus para os nossos pequeninos é essencial.

Uma opinião para vocês pais sobre Hellboy

Não entrem em paranóia espiritual e saia proibindo qualquer tipo de desenho, mas participe do mundo dos seus filhos para saber o que ele gosta e não gosta – o que ele pensa sobre o que está assistindo e puxe papo sobre o que ele acha do diabo.

Leve ele(a) a palavra de Deus para que leia os versículos bíblicos, deixe o espírito santo trabalhar no coração deles.

Tente trocar o desenho ou filme com outro para que ele não seja privado totalmente.

Diga a ele que o diabo nunca pode ser um herói porque ele veio para acabar com a humanidade.

Mostre a ele que este não é um bom super herói para quem ama a Deus e tem Jesus como senhor.

Deus abençoe pessoal.